Websérie apresenta uma viagem pela história da arquitetura de Curitiba
A websérie Atemporal ‑ A arquitetura permanece apresenta uma compilação de 9 episódios que retratam os diversos movimentos arquitetônicos que marcaram a história de Curitiba. Iniciado em 2020, o projeto abrange desde os primeiros impactos da arquitetura na cidade, durante a era colonial e a influência dos imigrantes, até a arquitetura eclética, passando pelo art decó e os primeiros vislumbres do modernismo, culminando em uma verticalização mais densa e um plano urbano internacionalmente reconhecido.
O objetivo da série é aproximar o público da história da arquitetura local. Para criar o conteúdo, foram realizadas entrevistas com especialistas, arquitetos, professores, historiadores e outras pessoas envolvidas com a construção e verticalização da cidade. O projeto, que não visa fins lucrativos, surgiu a partir da parceria entre a Michelangelo e o projeto cultural Prédios de Curitiba, contando também com a colaboração do comunicador Adriano Tadeu Barbosa. A websérie foi concebida em resposta a uma crescente demanda na cidade pela preservação do conhecimento histórico e do patrimônio arquitetônico.
Além disso, o projeto colaborativo Casa da Arquitetura de Curitiba também tem se empenhado em documentar, valorizar e facilitar o acesso a essa relevante produção arquitetônica, que, apesar de sua importância, ainda é pouco estudada e registrada.
Os episódios já produzidos estão disponíveis no canal do Youtube da Michelangelo Mármores do Brasil, empresa que subsidiou a websérie. A iniciativa partiu da Diretora da Michelangelo, Priscila Fleischfresser, a direção e produção visual é feita pelo Estúdio Criativo Os França e a direção de locação, pesquisa e roteiro por Mayra Abalem.
Assista aos outros cinco episódios da série.
Leia o artigo completo no link abaixo:
Websérie apresenta uma viagem pela história da arquitetura de Curitiba