Arquitetura: projetos que utilizam a nobreza do Mármore

Além da beleza e da praticidade, versatilidade, atemporalidade, resistência e sofisticação são algumas das características que um arquiteto busca no momento de escolher o material que usará em suas propostas.

Um dos materiais mais tradicionais na construção civil é a pedra natural. Em especial o mármore, um dos materiais mais nobres que existe, tem seu lugar cativo nos projetos, agregando estilo e elegância.

Pode oferecer ares mais clássicos e sofisticados, ou adquirir um tom mais contemporâneo e urbano, o mármore tem possibilidades de acabamentos diversos, podendo ser usado desde sua forma bruta – para quem deseja um ambiente completamente rústico – ou após a aplicação de processos de polimento, deixando-o mais liso e lustroso.

O mármore tem alta durabilidade e com o avanço das técnicas de hidrofugação, as rochas naturais ganharam uma aplicabilidade ainda maior, sendo usadas em todos os ambientes.

Devido a sua diversidade de cores e aparência pode estar em vários projetos.

Para se inspirar

Nos últimos anos, a criatividade dos arquitetos fez com que o uso do mármore ganhasse ainda mais destaque nos projetos de residências, escritórios e edifícios, fugindo dos tradicionais acabamentos de cozinhas e lavabos, escadas ou áreas gourmet.

Muito além das tintas e texturas, a instalação de uma placa de mármore numa parede de uma sala de estar, em um quarto ou num ambiente de reuniões vai promover uma sensação de maior conforto ao ambiente e fazer toda a diferença no resultado do projeto. 

Outra tendência é utilizar o mármore como painéis para TVs ou para Home Theater,  mesclando a rocha com a madeira e/ou com o ferro, fazendo uma combinação entre as tonalidades dos materiais.

Escritório contemporâneo

Esse ambiente integra o Portfólio HAUS.

O escritório de 40 m² do arquiteto Rodolfo Fontana necessitava de uma reforma para segmentar as funções dos profissionais, sem perder a integração da equipe, além de uma obra com poucas interferências físicas, por ser uma sala alugada.

A solução proposta por Fontana é um cubo central em marcenaria, que dividiu a sala em quatro áreas: recepção, biblioteca, produção e reunião, permitindo a circulação no entorno. No piso, além de micro cimento, foi utilizado o mármore Grigio Michelangelo.

Hotel de revista

O Nomaa é considerado o primeiro hotel butique cinco estrelas de Curitiba e tem projeto arquitetônico assinado pelo escritório paranaense Smolka Arquitetura e design de interiores desenvolvido pela arquiteta Fernanda Cassou. Logo no lobby de entrada, uma lareira embutida no mármore Michelangelo Calacatta, do portfólio da Michelangelo Mármores do Brasil. O mármore branco Paraná, está presente tanto nas áreas comuns quanto nas suítes. 

O Nomaa Hotel foi um dos finalistas do Prêmio Best Urban Hotel 2016, da revista Wallpaper, uma das mais importantes do mundo no campo do design e estilo de vida.

Procurando o mármore de qualidade para seus projetos? A Michelangelo Mármores do Brasil tem a solução ideal, com mármores exclusivos, que enaltecem a excelente qualidade das rochas do nosso país. 

Fontes:

Projeto Escritório Contemporâneo: https://portfoliohaus.gazetadopovo.com.br/projetos/comercial/escritorio-do-arquiteto/

Projeto Nomaa Hotel: https://casavogue.globo.com/amp/LazerCultura/Hoteis/noticia/2016/12/conheca-nomaa-hotel-em-curitiba-onde-o-design-e-destaque.html

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *