Muito além do ‘showroom’
Marcas de mobiliário e decoração investem em experiências encantadoras para fidelizar clientes e impulsionar vendas.
Foi-se o tempo em que mostrar móveis sofisticados em uma loja chique era suficiente para garantir as vendas. Hoje em dia, é preciso criar vivências transformadoras que emocionem os clientes a ponto de torná-los fiéis às marcas. É o chamado marketing de experiências, estratégia cada vez mais adotada pelas marcas de luxo do segmento no Brasil.
Vale usar e abusar da criatividade. A 40 minutos da capital paulista, em Cotia, a Ornare — “label” de móveis de luxo sob medida — recebe clientes, convidados e especificadores em sua fábrica de 13 mil metros quadrados. Após um tour pelas etapas de produção, os visitantes são levados a uma sala onde conhecem a montagem final dos móveis.
“As pessoas adoram acompanhar as fases do processo. Para nós, é uma maneira de engajar o público e demonstrar o valor da marca em cada detalhe”, explica Esther Schattan, sócia-fundadora da marca.
E, se a ideia é mostrar o produto desde a origem, por que não ir mais a fundo, literalmente? Em Cerro Azul (PR), a Michelângelo Mármores leva arquitetos, lojistas e marmoristas para conhecer as escavações da jazida de mármore branco de onde são extraídas as pedras usadas na produção.
“Quando o cliente entende de onde vem a pedra, passa a valorizar muito mais os produtos”, afirma Priscila Fleischfresser, diretora da empresa.
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